quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Nossa Senhora de Nazaré feita de Miriti

Aqui em Belém acontece o Círio de Nazaré, é celebrado anualmente no segundo domingo de outubro e considerado a maior manifestação religiosa Católica do Mundo e uma das mais tradicionais também, sendo celebrada desde 1793, conta aproximadamente com o número de 2,3 milhões de participantes.
Em 2004 recebi uma encomenda para fazer uma santa da Nossa Senhora de Nazaré, para o evento teatral conhecido como O Auto Círio, esse foi o meu primeiro trabalho por encomenda e a escultura teria que ser toda feita miriti. Este trabalho foi um grande desafio, pois nunca tinha produzido nada com miriti! O prazo de entrega era bem curto, no inicio pensei em não pegar a encomenda, pois no primeiro dia achei muito difícil trabalhar com esse material, até que no segundo dia depois de muito treino de madrugada comecei a visualizar como ira ficar o trabalho. Depois foi só se concentrar e deixar a inspiração rolar, comecei numa sexta feira e na segunda a santa estava pronta, me queimei com cola quente e tive alguns cortes nos dedos fazendo a escultura mais no final fiquei muito satisfeito com o resultado do trabalho.
Quando entreguei o trabalho ele fez o maior sucesso, no entanto me encomendaram mais uma santa, e como já tinha aprendido a técnica na primeira à segunda foi mais fácil. A segunda santa teria que ser mais leve, pois seriam amarrados balões e ela voaria no final do evento.
A primeira escultura ficou em acervo da instituição, sendo usada como imagem do cartaz do evento no ano seguinte. Mais difícil que produzir essas imagens foi mesmo para receber por elas... Fazer o que! Era a minha primeira encomenda, demorou, mais saiu...
Dimensões da obra: Santa do Auto do Círio I_Escultura em miriti_90x60 cm_2004.

Cartaz do Auto do Círio 2005.

Dimensões da obra: Santa do Auto do Círio II_Escultura em miriti_90x60 cm_2004_Foto de EuBelém.

sábado, 12 de dezembro de 2009

Primeiro Trabalho em Cerâmica

Esse foi meu primeiro trabalho em cerâmica, antes modelava as esculturas em argila, contudo não conhecia os procedimentos e as peças quebravam, no entanto acabei descobrindo a massa epóxi (Durepoxi) que se tornou um material cheio de possibilidades. Quando dei a disciplina cerâmica na universidade, já tinha "dominado" o processo de modelagem em epóxi e feito a coleção No’Tunos mais decidi mostrar para vocês essa santa estilizada que fiz durante a disciplina de cerâmica na Ufpa.
Dimensões da obra: Santa Estilizada_Escultura em cerâmica_40x16 cm_2003.