domingo, 25 de abril de 2010

Nossa 1º Animação em Stop-Motion: Visagem!

Como comentei em no post anterior, em 2006 participei como diretor de arte e escultor do 1º curta de animação em stop-motion de Belém do Pará, o Visagem. O processo de ser escultor dos bonecos filme, foi um dos grandes desafios da minha carreira, pois stop-motion é uma técnica bem difícil de trabalhar, principalmente por não temos tradição e não contarmos com os materiais apropriados no Brasil para a confecção dos bonecos, outra dificuldade do stop-motion é o tempo necessário para se produzir os trabalhos. Para produção de um stop-motion é preciso de mais tempo ou mais gente do que nas outras formas de animação, e para isso tudo, é preciso de um bom orçamento, no entanto quando vencemos essas barreiras e trabalhamos com paixão, tudo da certo!

Cartaz do Nosso 1º Curta-Metragem de Animação: Visagem!

Sinopse do Curta-Metragem: Visagem!

O filme é uma adaptação de sete contos do livro “Visagens e Assombrações de Belém” do escritor Walcyr Monteiro, livro este escrito a partir de causos e lendas sobrenaturais da cidade de
Belém:
Na História, dois jovens entram clandestinamente em um antigo cemitério de Belém para fazer uma aposta: quem teria coragem de acender uma vela bem no centro do cemitério da Soledade, ao soar da meia-noite?
Na medida em que a madrugada avança, eles se deparam cada vez mais com situações fantásticas e assustadoramente surreais dentro do cemitério. Mesmo não acreditando nas antigas histórias de visagens, os jovens agora vão protagonizar uma nova lenda urbana da cidade.



Cena do Curta_Cabeção acendendo uma vela no Cruzeiro


Cena do Curta_Cabeção e Bolota no Cemitério

Apresentando os Personagens do Curta:

Cabeção: No conto original ele é um adolescente com um jeito mais tímido e retraído, mas curioso demais. No entanto na animação foi trabalhado uma aparência mais rebelde e um estilo moderno. Ele é o personagem principal do conto Noivado Sobrenatural.


Bolota: É um adolescente gordinho, arrogante e de falsa coragem. Ele está presente no conto Morada de caboclo do livro de Walcyr Monteiro. As características do Bolota foram mantidas e trabalhadas na animação, entretanto, ele foi transportado para o ambiente do cemitério e sua história original não está presente no roteiro. 
 


Moça do Táxi: No conto original um motorista de táxi apanha uma passageira, que por sinal era uma jovem muito bonita na frente de um cemitério de Belém, a moça pede que ele o leve até sua casa. Ao chegar ao destino o motorista descobre que a moça faleceu há exatos dez anos e a assombração retorna para a sua casa de táxi todo o dia de seu aniversário. Na animação a moça do Táxi chega ao cemitério e sua estória se mescla com a do Bolota.



Padre-Sem-Cabeça: É adaptado do conto O Cruzeiro do Telégrafo, onde o Padre-Sem-Cabeça é visto varias vezes à meia-noite assombrando uma grande cruz de madeira (cruzeiro) onde os moradores ascendem velas ou fazem orações em homenagem aos mortos no bairro do Telégrafo. No curta sua historia foi adaptada para o ambiente do cemitério da Soledade.


Caboclo do Tajá: O tajá e uma planta cheia de lendas e superstições e quase todos os moradores de Belém tem tradição de ter um pé da planta, para a proteção de suas casas, contra qualquer um que tente fazer o mal para os seus moradores, segundo a crença, na planta reside um caboclo que protege a casa contra o mal e planta caba morrendo, mais não deixando seus protegidos serem atingidos. O caboclo do tajá é o personagem principal do conto Morada do Caboclo. No curta sua historia é adaptada interage com o cabeção quando este invade o cemitério.


Só Uma Parte da Equipe do Curta-Metragem: Visagem!

Produção e Direção: Roger Elarrat, Roteiro: Adriano Barroso, Storyboard e Arte: Otoniel Oliveira, Bonecos: Nelson Nabiça, Cenários: Paulo Emílio, Figurino: Elza Elarrat, Fotografia: Adalberto Junior, Música Original: Leonardo Venturieri, Animação: Alexandro Costa, Direção de Arte: Roger Elarrat, Nelson Nabiça, Paulo Emílio e Otoniel Oliveira.


Veja Nossa Animação:


video

Outro endereço de exibição do curta no YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=0k-jCaH3huk
Na próxima postagem mostrarei os registros do Making-Off, para trocarmos experiências do desenvolvimento do curta-Visagem.

sábado, 10 de abril de 2010

O que é Animação em Stop-Motion?

Em 2006 trabalhei como escultor dos bonecos e diretor de arte no primeiro filme de animação em stop-motion de Belém do Pará, e fiz essa primeira postagem para contextualizar o que é essa técnica.
Stop-motion (do inglês que significa movimento parado) é uma técnica de animação fotograma a fotograma (ou quadro a quadro) com recurso a uma máquina de filmar ou máquina fotográfica.
O processo de animação stop-motion consiste em animar bonecos, pessoas ou objetos movendo-os frame a frame. Essa forma de animar é a mais próxima do cinema com atores. A iluminação e as câmeras são as mesmas utilizadas nos filmes de live action, só que trabalhando em dimensões reduzidas, focando distâncias curtas. Tanto os cenários quanto os bonecos são feitos em miniatura que precisam ter um nível de detalhamento bom e uma ótima flexibilidade com as junções. O uso de esqueletos dentro dos bonecos também é comum. O material usado também é bastante diverso, sendo o comum a massa de modelar.
No cinema o material utilizado tem que ser mais resistente e maleável, visto que os modelos têm que durar meses, pois para cada segundo de filme são necessárias aproximadamente 24 quadros (frames).
Os bonecos são movimentados e fotografados quadro a quadro. Estes quadros são posteriormente montados em uma película cinematográfica ou editados no computador, criando a impressão de movimento. Nesta fase podem ser acrescentados efeitos sonoros como fala ou música.
Muitos filmes foram feitos com a técnica do stop-motion como, A Fuga das Galinhas (2000 - Peter Lord), O Estranho Mundo de Jack (2003 - Tim Burton), Wallace e Gromit: A Batalha dos Vegetais (2005 - Nick Park), A Noiva Cadáver (2005 - Tim Burton), Coraline e o Mundo Secreto (2009 - Henry Selick), todos de uma forma ou de outra, contribuíram para aperfeiçoar esta técnica que até hoje desperta nossa curiosidade.
Atualmente no Brasil a produtora Animaking esta produzindo um longa metragem na técnica stop-motion chamado Minhocas, onde o Brasil será o primeiro país da América Latina a produzir em tal técnica.
Espero ter esclarecido para vocês sobre o que é filme stop-motion, e na próxima postagem vou mostrar os personagens e o curta metragem, que eu participei em 2006 como diretor de arte e desenvolvedor (escultor) dos bonecos do filme, posteriormente vou postar registros do Making-Off, para trocarmos experiências no desenvolvimento do curta. Espero que gostem!
A Fuga das Galinhas
O Estranho Mundo de Jack
Wallace e Gromit: A Batalha dos Vegetais
A Noiva Cadáver
Coraline e o Mundo Secreto
Minhocas