domingo, 31 de outubro de 2010

O que é Arte Fantástica?

Quis falar um pouco sobre o tema por que é um tipo de arte muito diferente, e com pouco material de pesquisa no Brasil. Todos que curtem de cinema e quadrinhos, “têm” que conhecer!
Em si arte fantástica não representa uma corrente estilística, e sim uma temática especifica. Essa temática procura ilustrar a existência de aspectos imaginativos irracionais como parte de nossa realidade.
Arte fantástica é a manifestação de um pensar e fazer voltados para a interpretação do mundo mediante um afastar-se da representação direta, criando um mundo mágico e simbólico, metáfora do mundo real, mergulhando no terreno dos mitos e da fantasia. No entanto esta tendência precisa de uma referência do mundo em que vivemos seja para questiona-lo ou afirma-lo, transpondo aspectos sociais e políticos para o mesmo.
Portanto, para melhor qualificar a arte fantástica devemos ter em vista que é a manifestação artística cujo conteúdo assume a forma metafórica de representação da realidade, e objetiva que o homem conheça sobre a realidade do mundo, que deve ser revelado pela penetração num mundo de metáforas e fantasias e cuja representação ultrapassa os limites do possível e do verossimilhante em um excesso que aprofunda e demarca as influências do real.
Um artista muito importante que trabalhou com esta temática foi o pintor e gravador neerlandês dos séculos XV e XV,
Hieronymus Bosch.
Bosch usava em seus trabalhos um vasto acervo de fabulas, lendas, adágios, provérbios, metáforas, sátiras, e gracejos, criando um mundo de fantasias vivas que pertenciam ao patrimônio cultural coletivo da sua época, traduzido de uma forma artística. Mas o que mais identifica o trabalho de Bosch como único de sua geração é a imaginação e a complexidade das caricaturas grotescas, muitos são híbridos monstruosos de insetos, répteis, pedaços de anatomia humana e pedaços de máquinas nunca antes visto em qualquer obra de arte. Ao apresentar tudo real e humano contaminado por esse bando diabólico, escapa Bosch a partir da crença cristã tradicional do julgamento pós-vida, talvez para sugerir que o preço do pecado é o sofrimento na Terra.
Bosch refletia em suas obras práticas misteriosas da Idade Média. Não importa que explicação e compreensão da sua arte possam ter, Bosch continua a ser o pintor mais incomum do seu tempo.

H. Bosch_As Tentações de Santo Antão_Óleo sobre madeira_131.5 × 119 cm_1515.
H. Bosch_O Jardim das Delícias Terrenas_Óleo sobre madeira_220 × 195 cm_1505.
Outro exemplo de artista que trabalha atualmente com esta temática com uma visão mais contemporânea é o artista plástico, design e outras coisas mais. O suíço HR. Giger, que em uma das explicações de seu trabalho transpõe para sua arte a percepção de um mundo tecnológico que invade o ser humano ao ponto tornarem-se extensões de nossos músculos, de nosso sistema nervoso, nossos olhos e ouvidos, pois na sociedade moderna não vivemos mais sem tais recursos.

HR. Giger_Li II_Acrílico sobre papel/madeira_200x140_1974.

HR. Giger_Biomecanóide_Acrílico sobre papel-madeira_100x70 cm_1976.

Fonte do texto: Livros: O fantástico e o misterioso. In: A máscara e o enigma, Bella Jozef, Editora Francisco Alves - Universos da arte, Fayga Ostrower, Editora Campus - O despertar dos mágicos: introdução ao realismo fantástico, Louis Pauwels e Jacques Bergier, Editora Difusão Européia do Livro.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hieronymus_Bosch - http://pt.wikipedia.org/wiki/H._R._Giger

domingo, 10 de outubro de 2010

Escultura do Batman Begins

Fiz esta escultura em 2007 para um fã do Batman, também é uma peça única feita em epóxi, espero que gostem!


Nelson Nabiça_Batman Begins I_Escultura em epóxi_38x20 cm_2007.
Nelson Nabiça_Batman Begins I_Escultura em epóxi_38x20 cm_2007.
Nelson Nabiça_Batman Begins I_Escultura em epóxi_38x20 cm_2007.
Nelson Nabiça_Batman Begins I_Escultura em epóxi_38x20 cm_2007.
Nelson Nabiça_Batman Begins I_Escultura em epóxi_38x20 cm_2007.
Nelson Nabiça_Batman Begins I_Escultura em epóxi_38x20 cm_2007.