sexta-feira, 14 de maio de 2010

1º Parte: Making-Off do Primeiro Curta de Animação em Stop-Motion de Belém - Pa - Visagem!

Uma animação é feita de várias partes: direção, produção, roteiro, edição, sonoplastia, captação de imagens, música, criação de cenários e efeitos sonoros. Será mostrado aqui o “Making-Off” e propõe focar especificamente o trabalho do escultor, que trata da produção dos personagens do filme.
Houve sete meses para fazer o curta. Após a leitura e adaptação do roteiro escrito por Adriano Barroso, foi a vez do desenhista e animador Otoniel Oliveira criar o (desenho) concept dos personagens e o model sheet (Figuras 01 e 02). Este último é o detalhamento final da construção do personagem em três posições básicas (frente, lado, perfis), acompanhado da relação de tamanho com os outros personagens, cores e texturas.
Finalizados os concepts, inicia-se a adaptação dos mesmos em esculturas articuladas, fazendo os personagens ganharem forma.
Esse foi um grande desafio já que em Belém não eram encontrados profissionais com experiência em stop-motion e nem materiais apropriados para esse tipo de trabalho. Nesses casos, para poder criar a escultura de um filme temos que improvisar, trabalhar com o que está em mãos, procurarando soluções mais simples.


Figura 01-Concepts
Figura 02-Model sheet do personagem Cabeção
Assim, embora a elaboração dos personagens, ou seja, dos bonecos, requeira um tipo de massa plástica correta para a criação dos protótipos inicias. Nesse caso, foi usada massa epóxi ou durepóxi. Por ser uma massa projetada para preencher pequenas falhas e espaços, é muito usada na prática do modelismo, na qual o autor já tinha domínio em fazer esculturas com esse material, o que facilitou o trabalho.
O cuidado com os tamanhos e com as cacterísticas dos bonecos a serem criados é outra preocupação que deve ser observada (Figura 03). O processo de criação dos bonecos requer muita habilidade. O protótipo dos personagens tem que ser modelado de braços abertos para facilitar o processo posterior, o de fazer as fôrmas para a reprodução das partes dos personagens, tais como as faces e os braços (Figura 04).


Figura 03-Comparação do protótipo e do model sheet
Figura 04-Tirando a fôrma do protótipo de epóxi
Depois dos protótipos prontos, partes dos bonecos, como os braços, são colocados em uma fôrma de gesso. Quando a fôrma fica pronta é feito uma espécie de esqueleto de metal e arame, o qual vai permitir que o boneco, depois de pronto, possa assumir diferentes posições. (Figura 05).

Figura 05-Esqueleto
Na fôrma de gesso é posicionado o braço do esqueleto do boneco. Nessa fase o corpo já esta coberto com esponja recortada. Quando o braço estiver na posição desejada, látex é injetado através de uma seringa. Após alguns minutos o látex endurece e forma uma pele como se fosse uma luva (Figura 06).

Figura 06-Fôrma do braço
Terminado esse processo, é necessário colocar uma pele de tecido em cima da esponja, no resto do corpo do boneco. Ao mesmo tempo, é encaixada a cabeça, feita em epóxi (Figura 07).

Figura 07-Corpo completo
Uma das partes mais complicadas de fazer bonecos para a animação está nas expressões faciais dos personagens, que têm que mudar de acordo com o roteiro. Os dois personagens principais, o Bolota e o Cabeção, foram os que tiveram mais troca de faces, cada um com mais de dez expressões. Nesse processo foi feito uma fôrma em cima da cabeça do protótipo de cada personagem. Com a matriz gerada foram feitas as interferências de acordo com o que pedia roteiro (Figura 08).

Figura 08-Fôrmas e reprodução das faces dos personagens

Furando os olhos das faces dos personagens
A essa altura, o desenhista Otoniel Oliveira já havia adaptado o roteiro para Storyboard, que é uma seqüência de desenhos mostrando a ação do(s) personagem(ns) em cada quadro da cena, o que auxilia bastante na definição das faces dos personagens e na criação do cenário do curta. Terminada a construção dos bonecos, foi a vez de fazer o figurino dos personagens, criado pela estilista Elza Elarrat (Figura 09). Com o figurino pronto, foi finalizada a pintura das faces e corpo dos bonecos.

Figura 09-Criação do figurino

Mostrando o Desenho e Faces dos Pesonagens

2 comentários:

Paulo Roberto de Melo disse...

Olá, sou estudante de design de animação digital, pela univille,
gostaria saber como vocês modelam as expressões dos personagens? que tipo de molde é usado?

Paulo Roberto de Melo disse...

Olá, sou estudante de design de animação digital, pela univille,
gostaria saber como vocês modelam as expressões dos personagens? que tipo de molde é usado?