segunda-feira, 24 de maio de 2010

2º Parte: Making-Off do Primeiro Curta de Animação em Stop-Motion de Belém - Pa - Visagem!

Outra parte importante a destacar é o cenário. Iniciamos com vários registros fotográficos do cemitério da Soledade em Belém - ambiente onde se desenvolveria o enredo (Figura 01). Os referenciais foram, em seguida, entregues ao escultor Paulo Emílio. A partir dos mesmos, foi construído o cenário, todo na técnica de modelagem em papel (Figura 02).
O processo de elaboração do cenário é praticamente o mesmo dos bonecos, pois existe uma preocupação com as formas, medidas e escalas. Esta preocupação extende-se aos objetos, suas localizações, iluminação, melhor ângulo da câmera, construção de paredes e melhor forma de aplicação destes.

Figura 01-Registro do cemitério
Figura 02-O escultor trabalhando no cenário
Uma vez finalizados a construção dos personagens e a montagem do cenário no ambiente a ser filmado - que foi no Laboratório de Comunicação e Multimídia do IESAM - pode-se finalmente dar inicio à etapa mais importante, que é animar (Figura 04). A captura das imagens da animação pode ser realizada tanto através de máquina fotográfica quanto de máquina de filmar - que foi a opção por nós adotada (Figura 05).

Figura 04-O animador Alexandro Costa manipulando boneco e cenário
Figura 05-Captura das cenas
Um bom programa de animação tem que ser instalado no computador. A nossa equipe utilizou o Stop Motion Pro, que captura e em seguida insere movimento às imagens capturadas. Resumidamente, os bonecos são movimentados pelo animador e fotografados quadro a quadro, estes quadros são posteriormente montados ou editados no computador, criando a impressão de movimento. Nesta fase, podem ser acrescentados efeitos de iluminação e sonoros, como fala ou música (Figuras 06 e 07).

Figura 06-O diretor de fotografia Adalberto Jr. inserindo efeitos de iluminação
Figura 07-Composição da trilha sonora por Leonardo Venturieri e direção geral de Roger Elarrat
As vozes dos personagens do Visagem, que na verdade são apenas zumbidos e gritos, foram colocadas de acordo com a face correspondente do personagem, procurando-se dar a sensação de sincronismo labial (Figuras 08 e 09).

Figura 08-Boneco finalizado com as faces
Figura 09-O ator Adriano Barroso gravando a voz do personagem
Realizadas todas as etapas de captação das imagens e criação de movimento dá-se inicio a próxima fase do processo de construção: a finalização.
O arte-finalista também é um profissional muito importante em uma animação em stop-motion, pois tem a missão de consertar todos os erros de modelagem dos bonecos e cenários. É ele, por exemplo, quem conserta as traquinas, que são os acessórios necessários para locomoção dos bonecos na cena, além de corrigir as sombras e apagar os suportes que mantém os bonecos em pé (Figuras 10 e 11). Em nosso trabalho, essa tarefa foi realizada pelo animador e professor do curso de Comunicação com habilitação em Multimídia, Cássio Tavernard, juntamente com a turma para quem lecionava no IESAM, no período de 2006.

Figura 10-Boneco com suporte (traquinas)
Figura 11-Personagens, note o suporte a ser apagado na etapa da pós-produção

Resultados e Discussão

A experiência obtida ao explorar uma técnica de animação diferenciada, o stop-motion, teve grande importância, pois as dificuldades encontradas motivaram a busca por novas soluções. Isto possibilitou um valoroso aprendizado técnico da equipe envolvida, ao pesquisar e experimentar uma mídia pouco explorada no Pará: o cinema de animação.

Após seu lançamento no IAP no final de 2006, seguiu, em exibição, no Cinema Olímpia, no Cine Líbero Luxardo, no Cine Estação, na TV Cultura, no Sistema Integrado de Museus e em vários pontos de cultura do interior do Estado. Ele foi usado também como recurso didático por professores, em muitas escolas da rede particular e pública de ensino de Belém e do interior, para levar o aluno a valorizar a cultura e o folclore do nosso Estado.

O curta-metragem Visagem foi divulgado em várias mídias, tais como jornais, TV, internet, cinemas, e em mostras de animação regional, e ajudou a enriquecer o cinema de animação em Belém e no Pará. Tendo em vista as recentes produções do gênero e a parceria do IAP com o Anima Mundi, a iniciativa ajudará a consolidar o Estado como um novo centro para a produção do cinema de animação. E dessa forma, o curta reforça a crescente tendência de descentralização de produções no meio audio visual.

7 comentários:

kellyweyce@hotmail.com disse...

O post tá bem legal!

Anônimo disse...

muito bom o blog!!!

Anônimo disse...

olá, vc poderia postar algum link para poder ver o filme, se os direitos permitirem é claro, obrigado

Nelson Nabiça disse...

http://www.youtube.com/watch?v=0k-jCaH3huk

Ai Esta o Link do Youtube espero que goste!

Anônimo disse...

Vcs retiraram o suporte através do Photoshop,correto? Ah, e parabéns pela animação!

Nelson Nabiça disse...

Obrigado! E sim foi as imagens limpas, através do Photoshop.
Nós visite sempre!

Nelson Nabiça disse...

O Link do Curta:
http://nabissapictures.blogspot.com/2010/05/1-animacao-em-stop-motion-visagem.html
Outro endereço de exibição do curta no YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=0k-jCaH3huk